Início / Notícias / Vereadores participam de reunião de planejamento do Censo 2020 do IBGE em Brasileia

Vereadores participam de reunião de planejamento do Censo 2020 do IBGE em Brasileia

Vereadores participam de reunião de planejamento do Censo 2020 do IBGE em Brasileia

Os Vereadores Zé Gabriele (PSB), e o 2° secretário da mesa diretora da Câmara, o Vereador Rozevete Honorato (PSB), representando a Câmara Municipal de Brasileia, participaram da reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 do IBGE, que aconteceu segunda-feira, 02, no Centro Estadual de Educação Permanente- CEDUP.

Participaram ainda a Prefeita Fernanda Hassem, técnicos da equipe do IBGE, líderes comunitários, empresários, e representantes de entidades do município.

O objetivo das reuniões é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto no município e promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.

Na ocasião a Prefeita,Fernanda Hassem, anunciou a parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, para realização do Censo 2020 no município.

Em agosto de 2020, o IBGE iniciará o Censo Demográfico, e esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácias ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

De acordo com o coordenador do IBGE, Gilvan Ferreira, será contratado 21 recenseadores, 03 supervisores, (1 agente de coleta municipal + 02 agentes de coleta supervisores), a coleta acorrerá em mais de 7.380 domicílios de Brasileia.Entre agosto/2020 e outubro/2020, a previsão do lançamento do edital para os referidos cargos será até o mês de outubro. Já o edital para o concurso de recenseador ainda não tem data, mas a previsão que ocorra até maio/2020.

Em 2010, Brasileia tinha uma população de 21.398 habitantes, a estimativa do IBGE é que de 2019 a 2020 a população de Brasileia chegue a 26.278.

Veja o que disseram:

Vereador Rozevete Honorato:

“É de grande importância para nosso município, todos sabem que tivemos um índice mesmo com as inundações de 2012 e 2015, mesmo assim que alterou algumas áreas e moradores novatos e os limites territoriais, é muito importante para nossa população saber, “Enfatizou.

 

Gilvan Ferreira, Coordenador de Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 do IBGE. “A gente vem adequando o planejamento de acordo com a realidade local, em 2020 já estará contratado as pessoas que vão trabalhar no município para realizar o senso, “Destacou.

Por Fernando Oliveira /Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *