Início / Notícias / Durante Sessão desta terça, Vereadores destacam Coronavírus , Reserva Extrativista Chico Mendes e PCCR dos Servidores Municipais de Brasileia

Durante Sessão desta terça, Vereadores destacam Coronavírus , Reserva Extrativista Chico Mendes e PCCR dos Servidores Municipais de Brasileia

Durante Sessão desta terça, Vereadores destacam Coronavírus , Reserva Extrativista Chico Mendes e PCCR dos Servidores Municipais de Brasileia

 

Por Fernando Oliveira-ASCOM

 

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes(PROS), a 7° Sessão Ordinária do ano Aconteceu no Plenário José Cordeiro Barbosa da Câmara Municipal nesta terça-feira,17.

Participaram o Vereador Antônio Francisco(PT), Vereador Charbel Saady(PSL), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Mário Jorge(PROS), Vereador Reinaldo Gadelha(MDB), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), e o Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT), Vereador e Segundo Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio (Sem Partido).

Durante a ordem do dia, entrou em votação dois requerimentos do vereador Charbel Saady com pedidos de informações a Prefeitura de Brasileia que não alcançou a maioria dos votos necessário dos vereadores no plenário e os requerimentos foi reprovado e arquivado pela Câmara.

Foi realizada ainda a leitura pelo 1° Secretário da Mesa Diretora Edu Queiroz, do Decreto Municipal de autoria da Prefeita Fernanda Hassem que cria o Comitê Temporário de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos do Coronavírus – Covid-19 no município.

Em seguida foi encaminhada para as Comissões da Casa Legislativa o Projeto de Lei N°001 de autoria também da Chefe do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano de Carreira Cargos e Remuneração dos Servidores de Saúde do município.

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a ‘Tribuna da Casa do Povo’, para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

As Sessões da Câmara Municipal acontecem às terças-feiras a partir das 8h. Participe e fique informado das ações de nossos Vereadores no Parlamento do nosso município. 

Veja o que disseram

O presidente da Câmara vereador Rogério Pontes(PROS), explicou como vai ser o rito de votação do projeto PCCR dos Servidores em Saúde no município e apresentou reivindicações em prol da comunidade. 

“Estou pedindo melhorias para Rua Joaquim Falcão Macedo, Bairro Alberto Castro, tem um trecho pequeno que não está bom. Peço ao Poder Executivo por meio da Secretaria de Obras, que seja feito um paliativo nessa rua. Sabemos que o município precisa muito, e junto com a prefeita Fernanda estamos lutando para melhorar o nosso município cada dia mais. Recebemos o PCCR dos servidores da Saúde, foi apresentado para as comissões e a categoria presente, na próxima terça-feira se Deus quiser vai ser aprovado, porque vamos votar favorável. O PCCR da administração também vai chegar e ser aprovado, já falei com o presidente do sindicato da administração, Francisco Aelson, na terça-feira vamos aprovar esses dois projetos”, enfatizou o Vereador Presidente.

Vereador Vice Presidente da Câmara Marquinho Tibúrcio (Sem partido), fez pedido para deputada Federal Vanda Milani, para destinar recursos para a construção de uma escola no Polo. 

“Os moradores do Polo precisam de uma escola padrão que venha atender os estudantes que moram lá. Fiz pedido de melhorais de ramais para 59 e 84, que a prefeitura possa dar preferência para os ramais mais distantes “, Salientou. 

 

 

 

 

Vereador Antônio Francisco(PT), voltou a falar que o município precisa construir mais uma creche para atender a demanda das famílias do município. Disse que não é fácil a liberação de recursos, mas acredita no esforço da gestão da prefeita Fernanda. Destacou que esteve reunida com famílias do Seringal Tabatinga. 

“Recebemos uma família do Seringal Tabatinga que fica na Reserva Extrativista, me chamou atenção uma jovem de 11 anos pedindo apoio para que a escola da comunidade fosse aberta pra ela não ficar sem estudar, a educação na reserva é primordial ficou acerado uma reunião na comunidade para tratar funcionamento das escolas Osana Sales e Boas Novas”.

Falou também da reunião com famílias dos alagados; disse que é preciso construir uma proposta mais rápido possível para as famílias que dependem do aluguel social. Informou que o município está sendo contemplado três emendas e vai possibilitar a pavimentação de 4 a 5 ruas.

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara Edu Queiroz (PT), pediu que seja encaminhado um expediente para a Secretaria Estadual de Saúde para averiguar sobre a agendamento de consultas na fundação, que possa fazer conato por telefone com os pacientes para não seja preciso se deslocar até Rio Branco.

Anunciou a liberação de emendas do ex Senador Jorge Viana, ex deputados Léo de Brito e Moisés Diniz, para asfaltar ruas em Brasileia. ” essa notícia nos alegra porque vai beneficiar a nossa população”.

Explicou que o projeto do PCCR da Saúde chegou na câmara e que vem para beneficiar a categoria, afirmou que vai aprovar com muita alegria. Fez pedido de melhorias para a ponte que liga Brasileia a Epitaciolândia e para Avenida Manoel Marinho Monte. 

 

Vereador Joelso Pontes(PP), pediu encaminhamento de ofício para o ITERACRE solicitando que resolva o impasse do Bairro Eldorado, estão há vários anos à espera da regularização fundiária. Cobrou iluminação na ponte que liga Brasileia á Epitaciolândia.  

“Estou pedindo a Secretaria de Obras que coloque um bueiro na rua Maria de Souza Santos. Que o Governo Estado em parceria com a prefeitura construa 12 casas para essas famílias que dependem hoje do aluguel social, essa questão se arrasta desde de 2012. Convoquei também o Secretário de Planejamento da prefeitura de Brasileia, Nevisson Tavares para informar sobre emendas de parlamentares”. 

Pediu também encaminhamento de ofício para a deputada Mara Rocha, solicitando esclarecimentos sobre discutir questões da reserva, e que o ICMBIO disponibilize mais servidores para atender a população de Brasileia. 

Vereador Zé Gabriele(PSB), solicitou da Secretaria Municipal de Educação que possa fazer reparos nas escolas Menino Jesus e Rui Lino. Falou ainda da reunião realizada pela Amopreb.

“Tem uma PL que fala da divisão da Reserva Extrativista Chico Mendes, e tem muitas conversas sobre isso. E a câmara fez uma proposta para a deputada Mara Rocha para fazer uma audiência pública para explicar para os moradores da reserva essas questões. Chegou na câmara o PCCR da saúde, está sendo enviado para as comissões e na próxima semana estaremos votando esse projeto”.disse. 

 

Vereador Mário Jorge Fiesca(PROS), destacou o Projeto do PCCR dos funcionários da Saúde do município que já chegou na Câmara. 

Hoje chegou o PCCR da Saúde, eu tenho acompanhado todas as negociações, e a prefeitura juntamente com os funcionários chegaram à um consenso, o projeto foi apresentado na ordem do dia para que possamos votar na próxima sessão, falou também de sua preocupação com o Corona Vírus. 

“O Corona Vírus têm causado pânico e terror na população, e não tenho visto ação efetiva por parte do governo. Muitas vezes achamos que não vai chegar em nosso município, temos visto que aumenta número de casos todos dias”, destacou.

Vereador Reinaldo Gadelha(MDB), pediu que o PCCR da Saúde trâmite de forma legal, solicitou uma cópia do documento para analisar. Que a Secretaria de Obras faça coleta de lixo no Marcos Galvão e cobrou melhorias em um bueiros na linha 8, ramal do 13.

Destacou que os alunos que moram nos ramais Pega Fogo e Paraíso precisam estudar, e o ramal não está dando condições. Sugeriu que seja feito um termo de comparação entre a prefeitura de Xapuri e Brasileia para fazer melhorias nessas comunidades.

 

Vereador Rosildo Rodrigues(PT), discursou sobre preocupação com o CoronaVírus, disse que a doença vai trazer uma grande pobreza para a sociedade, o Brasil é um país que faz fronteira com todo mundo.

Que a prefeitura de Brasileia possa colocar ar condicionado nas salas de aula da escolas Conci Alves de Melo. Faço uma indicação para o núcleo de educação de Brasileia, porque os alunos que terminaram a 4* série da comunidade Torjal no Km 84, estão sem estudar, precisamos que o núcleo possa garantir educação para esse estudantes”.

 Destacou ainda a importância da prefeitura implantar um projeto de construção de moradias para as famílias que não tem casa e falou dos problemas relacionados a Reserva Extrativista Chico Mendes.

Vereador e Segundo Secretário da Mesa Diretora Rozevete Honorato(PSB), destacou sua preocupação com pandemia do Corona Vírus que está atingindo milhares de pessoas no mundo, e o projeto do PCCR da Saúde que tramita na casa.

“Uma sessão muito produtiva, tramita um projeto muito importante que vem de encontro com o anseio da categoria da Saúde, que é plano de cargo, carreira e remuneração. Estamos felizes e contentes por que essa questão está praticamente resolvida”.

Falou das famílias que vivem no aluguel social. Disse que a proposta da prefeitura é fornecer o terreno e o governo construir as casas. 

Solicitou melhorias de melhorias para os ramais do km 84 Arraial e Ramal da Pinda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *