Início / Notícias / Câmara realiza 23° Sessão Ordinária com apresentação de projeto de Lei da Prefeitura de Brasileia que beneficia a Educação do município

Câmara realiza 23° Sessão Ordinária com apresentação de projeto de Lei da Prefeitura de Brasileia que beneficia a Educação do município

Câmara realiza 23° Sessão Ordinária com apresentação de projeto de Lei da Prefeitura de Brasileia que beneficia a Educação do município.

Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB), a 23° Vigésima Terceira Sessão Ordinária do 3° ano legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,20.

Participaram os parlamentares, Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Reinaldo Gadelha (MDB), Vereador, Mário Jorge(MDB), Vereador, Rosildo Rodrigues (PT), Vereador, Joelso Pontes(PP), Vereador, Charbel Saady(PP), e o Vereador Vice Presidente Marquinhos Tibúrcio (PSDB).

Durante a ordem do dia, foi apresentado o projeto de lei nº 04 de 16 de agosto de 2019, encaminhado em caráter de urgência urgentíssima ao Poder Legislativo Municipal pela chefe do Poder Executivo, Prefeita Fernanda Hassem, que altera o dispositivo 31 da lei municipal nº 0947 de 23 de maio de 2002, que dispõe sobre o plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do município de Brasileia. Após entendimento entre o SINTEAC-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município e os vereadores presentes, ficou acordado que o projeto será votado na próxima terça-feira dia 27.

No grande expediente, ocasião em que os parlamentares usaram a tribuna da Câmara Municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.

Veja o que eles disseram.

Vereador Presidente Rogério Pontes(MDB)

“A minha preocupação com a segurança na fronteira é muito grande, eu quero convidar a nossa população para participar na sexta-feira, 30, no centro cultural Sebastião Dantas, as 9 horas da manhã, para junto discutirmos um meio para que possamos melhorar a nossa segurança na fronteira Brasil e Bolívia. É preocupante para nós vereadores, e é preocupante para nossas famílias a situação precária que vivemos por falta de segurança. Todas as autoridades do estado do Acre estão sendo convidadas, porque é de grande importância para o povo de Brasileia, “Destacou.

Vereador Mário Jorge Fiesca(MDB)

“Hoje faço, várias reivindicação em prol da população, falei do trabalho que está sendo feito no ramal do km 59. Na segunda-feira iniciou-se um trabalho de desvio da ponte, a prefeita Fernanda Hassem se sensibilizou e esteve na comunidade e de pronto decidiu isolar a ponte que não está boa e construir um desvio para que a população possa trafegar com segurança enquanto as melhorias são feitas. Outra pauta que trago aqui na Tribuna desta casa, é sobre o PCCR da educação que chegou para ser aprovado, onde irá melhor o salário dos profissionais da educação, tenho certeza que irá se resolver e provavelmente será aprovado na próxima sessão.  Eu gostaria mais uma vez de convidar nossa população para participar da audiência pública sobre segurança pública que acontece na sexta-feira, 23, no centro cultural Sebastião Dantas, “Enfatizou.

Vereador Vice Presidente Marquinho Tibúrcio

“Faço aqui indicações para o ramal da Pinda e melhoria para a ponte do km 65.  Quero convidar a população para o dia 23 audiência participarem da audiência pública que vai acontecer no Centro Cultural sobre segurança na fronteira, a partir das 9 horas da manhã.  Peço uma Moção de Pesar a memória do taxista Berinbau que era muito conhecido na região, infelizmente teve a sua morte de causa natural, mas tem seu reconhecimento pela sua prestação de serviço, são 20 anos atendendo ao povo dessa região. Tenho certeza que essa moção vai ajudar a fortalecer muito a família que hoje estar sentindo muito essa perca, “Salientou.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT)

“Faço questão de usar a Tribuna da Câmara, mais uma vez para fazer reivindicações em prol da comunidade.  Com relação ao cartão dos funcionários da Saúde é importante fazermos esse recurso e o pedido da complementação do salário de todos os funcionários, como também é importante o da educação, e da administração. Estamos vivendo um momento muito difícil com relação às queimadas e os incêndios. A seca está forte e é preciso trabalhar a conscientização da população.

Faço aqui um apelo as autoridades, porque os nossos produtores de leite estão com restrição de não poder vender o leite pasteurizado. E a Câmara não pode ficar de fora em busca de soluções, e se Deus quiser iremos resolver essa questão, “Disse.

Vereador Charbel Saady(PP)

“Eu faço indicação referente a UFAC, o prédio que que entre aspas está praticamente abandonado no nosso município, solicitamos cursos novo e também melhoraria no ambiente do prédio, em 2017 eu visitei o então reitor da UFAC, ele me falou que algumas ações estavam sendo planejadas para os anos os posteriores, mas essas ações não chegaram até hoje. Sabemos que houve cortes na verba da educação pelo Governo Federal, pode ser que eu entenda como necessário para que o país possa voltar a respirar andar para frente. Peço que seja encaminhado uma moção de aplausos aos meninos guerreiros do Prevfogo  do IBAMA que estão no dia-a-dia batalhando para combater incêndios florestais. O Brasil vive uma crise financeira muito grande, e somos sabedores que as prefeituras estão sentindo muito com tudo isso, “Enfatizou.

Vereador Joelso Pontes (PP)

“Mas uma sessão produtiva, trouxemos a Tribuna reivindicação dos moradores do km 17, 26, pedimos a construção de uma ponte próximo ao ramal do 26, próxima a resistência do Sr Tantan, pedimos melhoria para outros ramais como do 75 e também Santa Elena, estamos solicitando a planilha de execução de ramais e nos colocamos a disposição da

Categoria da educação, o PCCR chegou na Câmara e vamos analisar, “Disse.

Vereador Antônio Francisco(PT).

” Hoje usamos a tribuna e ressaltamos alguns assuntos de extrema importância para a comunidade, um deles foi a reunião realizada no dia 14 na comunidade do km 59, reserva extrativista, onde participou a prefeita Fernanda Hassem, onde tratamos sobre a programação de ramais e a recuperação da ponte sobre o Rio Xapuri, e na segunda-feira já iniciará os trabalhos naquela comunidade com relação a recuperação do ramal. Ressaltamos também sobre as instituições do TCE para a celebração do termo de cooperação técnica entre as prefeituras do Alto Acre, resultado do trabalho dos vereadores da comissão de limites territoriais, “Destacou.

 

As Sessões da Câmara Municipal acontecem sempre às terças-feiras a partir das 8:00 h. Participe e fique informado das ações do nossos vereadores na casa do povo.

Por Fernando Oliveira ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *